Eaglex › Sua Empresa Esta Preparada para o Facebook?

Marketing Digital

Sua Empresa Esta Preparada para o Facebook?

Leandro_Munhoz
Escrito por Leandro_Munhoz em 18 de outubro de 2012
Sua Empresa Esta Preparada para o Facebook?
Assine nossa newsletter e receba todas as novidades

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Facebook representa uma excelente oportunidade de manter um relacionamento estreito com sua base de clientes e também de prospectar novos clientes através da divulgação de seus produtos e serviços no seu site. Não nego que uma estratégia muito bem arquitetada influência no resultado de pequenas e médias empresas. Entretanto, no artigo de hoje vamos fazer uma breve reflexão se sua empresa esta mesmo preparada para o Facebook!

Porque Utilizar o Facebook é Interessante:

De acordo com dados apresentados pelo site Social Bakes, o Brasil possui atualmente mais de 50 milhões de internautas conectados no Facebook. Além disso, recentemente o Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba) publicou que 60% dos lares sorocabanos possuem computadores e segundo a Ibope/Nielson Online (2011) o tempo médio de conexão é de 48 horas por mês!

Recentemente escrevi um artigo sobre A Importância do Marketing Digital para Pequenas Empresas e defendi que as redes sociais são a melhor forma de sua empresa aproximar-se do seu público alvo e iniciar um relacionamento de longo prazo. O Facebook é um ambiente de relacionamento e descontração, onde os internautas estão conectados para compartilharem informações que acreditam ser relevantes para a vida dele e de seus amigos e familiares. Sendo assim, pense nisso quando for desenvolver uma nova campanha ou uma arte para divulgar seus produtos e serviços!

facebook

Principais CUIDADOS ao Utilizar o Facebook:

Por experiência, já presenciamos diversos problemas com empresas que utilizaram de forma indevida o Facebook para divulgar seus produtos/serviços e principalmente sua marca. Você, como empresário, deve entender que deve respeitar “Políticas de Uso do Facebook” (pode ir lá, nos esperamos você voltar!).

Em Agosto deste ano o Facebook Brasil simplesmente DELETOU (isso mesmo, deletou) mais de 70 FANPAGES (páginas), pois estas páginas estavam justamente desrespeitando seu regulamento, fazendo divulgações de outras empresas, humor “negro” e outras barbaridades que realmente passam do bom senso. Enfim, cabe uma análise filosófica: O Facebook pode fazer isso ou não?

5 Dicas de Como Usar o FACEBOOK para sua Empresa:

INFORMAÇÃO – complete TODOS os campos que são possíveis “sobre a sua empresa” (tanto na FANPAGE quanto na PÁGINA PESSOAL). Partimos do princípio de que quanto mais informação sobre o seu negócio, melhor!

PADRONIZE – Se você utiliza o Facebook para sua empresa, mantenha o nível dos posts focados no seu negócio. Evite postar ou compartilhar imagens de “uhul, é sexta feira” (a não ser que seja para os seus clientes compartilharem). Ou, até mesmo imagens de promoções de outras empresas, correntes e afins. Foque em uma comunicação clara, objetiva e constante com seu público-alvo!

GEOLOCALIZAÇÃO – Utilize o poder da geolocalização do Facebook criando um “NEGÓCIO LOCAL”, que é uma FANPAGE onde os seus clientes vão fazer um “check-in” na sua empresa. Seus clientes divulgam para os amigos ONDE eles estão e, de quebra, divulgam a sua empresa. Mas CUIDADO: fique SEMPRE de olho no que eles falam a respeito da sua empresa!

facebook

RELACIONAMENTO – O Facebook permite que você crie relacionamento com clientes e futuros clientes. Utilize esse fator ao seu favor! Por favor, não fique divulgando apenas sua empresa ou produtos. Divulgue principalmente informações relevantes e que vão gerar valor ao seu fã!

MENSURE – mantenha o controle em uma planilha (Excel, por exemplo) de quantos FÃS a sua FANPAGE esta conquistado e, principalmente, quantos fãs ela esta PERDENDO (SIM, isso ocorre com frequência, pois as pessoas podem “descurtir” uma página). Fique atendo aos números de “opções Curtir”, “amigos de fãs”, pessoas falando sobre isso”. E, principalmente os indicadores de alcance, que são as pessoas que olharam efetivamente suas publicações!

Facebook para Pequenas Empresas:

A grande questão é: por onde começar? Se você está em dúvida e deseja uma análise estratégica da sua empresa, por favor, entre em contato conosco! Somos uma Agência de Marketing Digital focada em Social Media e podemos apresentar uma série de cases de clientes que estão colhendo bons frutos através do Facebook.

Um abraço e muito SUCESSO!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades